SOBRE NÓS

Dependência Química e Orientação Familiar

A CLÍNICA FIUZA é uma Instituição Terapêutica Ambulatorial com intervenção multidisciplinar de atendimento em saúde mental, com especialidade no tratamento de dependentes químicos e familiares.

Nosso objetivo é promover o resgate de uma saudável qualidade de vida clínica, emocional e familiar, assim como o acompanhamento psicoterápico individual, de casal e familiar para adultos, adolescentes e crianças.

Diferentes enfoques têm orientado os mais variados modelos de tratamento do abuso de substâncias psicoativas e dos distúrbios emocionais, e são exemplos da diversidade de pressupostos acerca do indivíduo, da sociedade e do que se entende por doença e tratamento de diagnósticos nesta área.

Paralela a esta realidade, diferentes organismos internacionais de estudo e pesquisa acerca da questão, afirmam que se quisermos obter melhores resultados no campo do tratamento, devemos adotar estratégias de intervenção mista, entendendo o tratamento como um processo composto por fases distintas e dentro de uma abordagem interdisciplinar.

Nosso Programa Terapêutico, assim como a pertinência de nossa intervenção se fundamenta nas especificidades de cada caso, do quadro clinico, psíquico e emocional, respeitando o nível de adoecimento, o histórico pessoal, familiar, cultural, intelectivo e cognitivo de cada paciente e de seu contexto familiar.

Tendo em vista a complexidade de que se reveste o tratamento dos distúrbios emocionais e do abuso de substâncias psicoativas, nossas atividades se desenvolvem através de programas específicos, dentro de uma abordagem interdisciplinar, composta por profissionais das diversas áreas envolvidas com a questão (terapeutas especialistas em dependência química, psicólogos, neurologista, psiquiatras e profissionais especializados em atendimento de casal e familiar), possibilitando-nos, desta forma, compreender e intervir com abrangência e profundidade na diversidade de desafios que se colocam nesta área.

Temos um princípio fundamental em nossa equipe: “de que nenhuma metodologia, linha ou abordagem terapêutica é eficaz para todos os casos”.

RECEPÇÃO

ADMINISTRAÇÃO

SALA DE ATENDIMENTO I

SALA DE ATENDIMENTO II

SALA DE ATENDIMENTO FAMILIAR E GRUPAL

Equipe Técnica

Nossa Equipe é composta de profissionais especializados com vasto conhecimento e ampla experiência em suas respectivas áreas.

José Norberto Fiuza
Diretor e Terapeuta Especializado

CONHEÇA MAIS

Nathalia Fonseca
Psicóloga Clínica – CRP 20771-01

CONHEÇA MAIS

Ana Paula Sousa
Psicóloga Clínica – CRP 16762-01

CONHEÇA MAIS

Káthia Priscila
Psicóloga Clínica – CRP 17973-01

CONHEÇA MAIS

Lucia Vidal
Psicóloga Clínica – CRP 14420-01

CONHEÇA MAIS

Pedro Leopodo
Médico Psiquiatra – CRM DF 11771

CONHEÇA MAIS

Carta para os Familiares / Conceito de Trabalho

Não haverá bom prognóstico sem que antes do encaminhamento se realize uma avaliação profunda e ampla do caso.

Como é difícil para os familiares terem tranquilidade e segurança no encaminhamento de seu ente adoecido! O que devo fazer? Onde realizar o tratamento? Em quem posso confiar? São dúvidas frequentes que predispõe a família a muita angustia.

A falta de informações fidedignas, associada ao sofrimento da família, pode resultar em um encaminhamento equivocado, fruto de intervenções inadequadas, ineficazes, paliativas e, por vezes, iatrogênicas.

Portanto, ao eleger um profissional ou uma instituição, procure saber acerca da especialização, dos antecedentes da instituição e dos profissionais nela creditados. Esse é o primeiro passo rumo a uma intervenção eficaz. Agende uma visita e conheça o local, sua estrutura física, seus serviços e seu corpo clínico.

Exceto em situações emergenciais não interne seu ente sem antes ter uma avaliação real do caso que lhe indique com profissionalismo uma necessidade concreta de internação ou outra forma de tratamento. Sem um diagnóstico realizado por uma equipe especializada, qualquer indicação e prognóstico estará infundado.

Existem muitos profissionais e instituições de tratamento na área de saúde emocional e mental que trabalham com especialização, competência, ética e humanidade. Porém, sabemos também que existe um crescente número de instituições que se prevalecem na dor e no sofrimento de pacientes e familiares, atuando de forma aética em suas intervenções, promovendo sites elaborados a partir de imagens compradas e propostas terapêuticas ineficazes, soluções mágicas e inverídicas.

Trabalhando há mais de trinta anos nesta área, deparo-me frequentemente com pacientes e familiares que foram, em meio a sua dor, lesados e enganados de alguma forma. Por isso, digo que algumas instituições pecam: no profissionalismo, em conhecimentos técnicos, em profissionais especializados, em metodologias de intervenção e em serviços ultrapassados e, por vezes, inexistentes.

Pesquise, saiba exatamente onde seu ente querido será cuidado e entenda que não se mudar um padrão comportamental, uma dependência de substância, uma dor e um transtorno emocional com promessas e propostas terapêuticas imediatistas.

Acrescento ainda que, quando o paciente se mostrar reticente em relação ao tratamento ou a um atendimento, a avaliação inicial poderá ser feita com a presença de seus familiares. Parentes ou pessoas que convivem com o paciente são portadores de informações embasadas, de suma importância para o entendimento do caso.

A perda da autocrítica, ou seja, a dificuldade de o paciente perceber sua real condição, a minimização e, por vezes, a banalização da dependência de substâncias e dos transtornos são comportamentos sempre presentes e devem ser compreendidos como um dos sintomas mais graves do quadro.

A ausência de auto percepção, somada a uma ansiedade familiar pela melhora, agravará o adoecimento do processo psicoemocional, relacional e a comunicação dos envolvidos.

Para tanto, nos colocamos à disposição para escutar sua história, acolher sua dor e angustia, bem como acompanhá-lo no caminho a ser percorrido rumo à saúde e ao bem estar de todos.

 

José Norberto Fiuza
Diretor

Diferentes enfoques orientam os mais variados modelos de intervenção e tratamento dos distúrbios emocionais, das doenças mentais e, entre elas, os relacionados ao abuso de substâncias psicoativas e são um exemplo da diversidade de pressupostos acerca do ser humano, da representatividade destas manifestações e do que cada corrente entende por “intervenção terapêutica”.

Nossa intervenção está alicerçada na compreensão unicidade de cada caso e do momento emocional e clinico do paciente e de seus familiares.

Nosso Programa Terapêutico se fundamenta em uma abordagem integral, buscando a compreensão das especificidades de cada caso, do quadro emocional, clinico e psíquico, do histórico familiar, sócio cultural e da evolução do diagnóstico.

Estamos sempre revendo, atualizando e adequando a nossa forma de intervir, através de reuniões com os profissionais envolvidos em cada caso.

Para ajudar uma pessoa emocionalmente adoecida, quase sempre em conflito consigo mesma, angustiada, deprimida, por vezes, marginalizada… é preciso um profundo conhecimento profissional e competência.

É preciso saber acolher as crises e compreender o que está sendo manifestado, através das regressões, fugas e repetições.

É preciso conhecer as leis das perturbações e da maturidade emocional, através dos relacionamentos e de uma intervenção integral na busca da cura interior.

O tratamento dos distúrbios emocionais e das dependências químicas é um processo, composto por fases distintas e dentro de uma a abordagem multidisciplinar.

A internação, em alguns casos, é uma fase importante, porém, não será determinante para a efetividade do tratamento, e a mesma não se aplica a todos os casos.

Paralela a esta realidade, construiu-se um conceito equivocado, de que o tratamento esta relacionado exclusivamente a Internação, quando em realidade, a internação é a fase inicial do processo de intervenção.

O abuso de drogas não é um desvio de caráter ou uma fraqueza, é um transtorno mental e de comportamento em decorrência do uso abusivo de substâncias.

É uma doença progressiva e pode chegar à cronicidade, cujos sintomas atingem não somente o usuário, mas todos aqueles que com ele convivem. Portanto, quanto antes for diagnosticado e tratado melhor será o resultado da intervenção.

Ao mesmo tempo é, também, um sintoma de uma sociedade, onde a oferta massiva e a diversidade de substâncias que geram dependência esta presente em todas as camadas sociais.

CONHEÇA NOSSOS TRATAMENTOS

DEPOIMENTOS

Conheça aqui a história de quem acreditou no tratamento realizado pela Clínica Fiuza.

Ser mãe de um filho usuário de substância é uma experiência um tanto quanto difícil e emocionalmente dolorosa. A família se sente impotente e extremament fragilizada. Nesse momento de tamanha complexidade e angústia, o que mais se almeja é tomar decisões assertivas para atenuar o sofrimento de todos. Apesar de termos que agir com racionalidade e rapidez, somos tomados pela indecisão e insegurança no que se refere a qual clínica confiar nosso filho e nossas dores. Fiquei muito apreensiva em encontrar profissionais competentes e devidamente qualificados que pudessem desenvolver um trabalho de excelência, visto que Brasília é muito carente de profissionais confiáveis e preparados nessa área. Recebi uma indicação que me levou até a Clínica Fiuza, ao término da primeira entrevista realizada pelo Doutor Fiuza, tive certeza que estava no lugar certo. O início não foi fácil, mas a orientação e o acolhimento dos profissionais foram fundamentais para que pudéssemos, a cada dia, obter êxitos na luta contra a dependência de nosso filho. Após 10 meses de acompanhamento, meu filho é um outro homem, tendo conseguido se libertar e ter um novo olhar para si e para a vida. Resinifiquei conceitos que tinha a respeitos do uso de drogas e me sinto cada dia mais preparada para ter uma postura solidária e assertiva, tão necessária. Sou eternamente grata a Deus por ter colocado o Doutor Fiuza e toda sua brilhante equipe em nossas vidas!

M. G. A - 47 anos

Álcool e que outras drogas me acompanharam por mais de 15 anos, desde a adolescência até a minha vida adulta. A pesar de ter tido suporte profissional por praticamente toda minha vida, não consegui que as drogas deteriorassem diversos aspectos da minha vida. Somente com o auxílio da equipe da Clínica Fiuza é que hoje, três anos depois, posso vislumbrar novos horizontes e reconhecer diversos ganhos que me pareciam inatingíveis a bem pouco tempo atrás. Toda equipe, mas em especial o Fiuza, tem uma capacidade única de saber lidar com todas as problemáticas relacionadas a dependência, tanto no nível pessoal, familiar e social. A condução realizada pela equipe completou com êxito todo meu processo individual, desde o amadurecimento, a aceitação e condução para a internação e especialmente depois, na redescoberta pessoal, reestruturação dos laços familiares e na reinserção social. Eu só tenho a agradecer, não por uma nova chance, mas por me propiciar uma oportunidade de experienciar a vida que eu ainda não tinha vivido. Ontem defendi minha dissertação de mestrado. Chegar agora ao fim de ano com mais essa conquista realmente possibilita colocar as coisas em perspectiva. Nunca conseguiria imaginar tudo isso a três anos atrás. Só tenho a agradecer por essa maravilhosa guinada da minha vida, que não teria sido possível sem o apoio de todos vocês. Muito obrigado, do fundo do meu coração.

G. M. T - 34 anos

A equipe da Clínica Fiuza é excelente, Ela não é somente composta de profissionais muito capacitados, mas é feita sobretudo de pessoas, que se importam verdadeiramente com bem-estar de seus pacientes. A clínica oferece, por meio de sua equipe, um tratamento eficaz, ancorado num amplo comnhecimento teórico e numa prática terapêutica humanista, adota de forte integridade. Recomendo com segurança e sem ressalvas.

B. T. C. - 44 anos

Desde setemnro de 2014, faço acompanhamento psicoterápico na Clínica Fiuza e não quero deixar o meu tratamento, pois me sinto seguro e acolhido pela excelente equipe de profissionais. Após ter saído de várias internações devido a dependência química, ter passado por vários psicólogos e psiquiatras foi nessa clínica, que eu consegui me manter equilibrado, limpo e longe de drogas, também voltei a trabalhar e a me socializar com minha família e amigos. Só tenho a agradecer ao Dr. Fiuza e sua quipe técnica!

S. S. T. - 38 anos

Eu diria que não nascemos com esta doença. E que por isso, existe tratamento, mas que a parte mais importante da cura é o desejo verdadeiro e persistente de ser curado, sendo assim que não desista.

T. L. - 46 anos

Encontrei a Clínica Fiuza num momento de muita preocupação e desespero como a mãe. Meu único filho, com 21 anos, vivia um descompasso com a vida e com seus papéis produtivos. Naquele período, dentre outras dificuldades, ele estava com o relacionamento rompido com o pais há mais de 6 meses e, consequentemente, com muitos desconfortos emocionais. Estava morando com sua avó (minha mãe), que também estava muito sofrida e não sabia o que fazer com a situação de seu neto. Procurei a Clínica e imediatamente fomos acolhidos, eu e meu filho, numa rede de apoio, através dos profissionais que participaram da avaliação inicial e os que acompanharam nosso caso e nossa família. Rodos os familiares foram envolvidos, orientados e acolhidos da mesma forma. Todos nós recebemos atendimentos adequado e especializado, com o objetivo de encontrarmos uma solução para a questão, que naquele momento, estava em ponto de explodir nossos nervos. Percebo em todos os profissionais que compõem a equipe, um verdadeiro propósito de ajudar, atendendo os pacientes com isenção, provocando a reunião da família com o foco na solução e não no problema. Saber que nosso caso é acompanhado não só por uma profissional, mas por uma equipe, me traz conforto e equilíbrio de que o encaminhamento do caso tem muito mais probabilidade de ser assertivo. Estou muito satisfeita com o tratamento, me sinto mais segura.

G. L. - 32 anos
0%
Equipe Especializada
0%
Clientes Satisfeitos
0+
Clientes Atendidos

Agende sua Avaliação

A Avaliação Inicial é realizada por dois profissionais para que possamos aprofundar o diagnóstico e consequentemente indicar a melhor intervenção para cada caso.

ENTRE EM CONTATO