Programa de Acompanhamento Sem Internação

Programa de Tratamento Sem Internação

O reconhecimento da especialização profissional da Clínica Fiuza é resultado de mais de 30 anos de experiência e vasto conhecimento acerca da questão. Nossa intervenção terapêutica está em plena consonância com os protocolos dos Organismos e das Instituições Internacionais que regem os procedimentos de assistência nesta área, confirmando que o tratamento é um processo composto por fases distintas, no qual a abordagem multidisciplinar é um pressuposto básico.
Diferentes enfoques têm orientado a multiplicidade de modelos, níveis e formas de intervenção terapêutica na área das dependências químicas e de outros distúrbios mentais e de comportamento e revelam a diversidade de pressupostos acerca do diagnóstico, da intervenção terapêutica e dos possíveis prognósticos.
Paralela a esta realidade, construiu-se um conceito, por vezes equivocado, de que o tratamento está relacionado exclusivamente à internação, quando, na realidade, esse modelo de intervenção, constitui-se, quando necessário, em uma fase inicial do processo de tratamento, e não necessariamente aplicável a todos os pacientes.
Nossa intervenção está fundamentada em uma abordagem Humanista Existencial e Cognitiva Comportamental.
O Programa de Tratamento Sem Internação é indicado para pacientes: não gravemente dependentes, que possuam motivação própria para abster-se da substância de abuso, que se disponham a promover mudanças em seus hábitos sociais e em sua rotina diária, que possuam ou desejem resgatar seus papéis produtivos.
Os princípios básicos para esta modalidade de tratamento são:
Assiduidade e pontualidade nas sessões agendadas, a participação ativa dos familiares no processo terapêutico, realização periódica de testes toxicológicos para detecção do uso de substâncias, compreensão de que a abstinência total de drogas é o objetivo superior de nossa intervenção.
Em uma fase inicial, a Proposta Terapêutica se realiza através de dois ou mais atendimentos individuais semanais para o paciente e atendimentos individuais com os membros da família, especialmente os que convivem com o paciente.
Com o objetivo de estarmos continuamente atualizados acerca da evolução de cada paciente, dos ganhos alcançados e das vulnerabilidades ainda existentes, nossa equipe técnica realiza, periodicamente, reuniões de avaliação do caso, cujas conclusões serão compartilhadas com familiares e com os pacientes.

Agende sua Avaliação

A Avaliação Inicial é realizada por dois profissionais para que possamos aprofundar o diagnóstico e consequentemente indicar a melhor intervenção para cada caso.