CLÍNICA FIUZA

Dependência Química e Orientação Familiar

A CLÍNICA FIUZA é uma Instituição Terapêutica Ambulatorial com intervenção multidisciplinar de atendimento em saúde mental, com especialidade no tratamento de dependentes químicos e familiares.

Nosso objetivo é promover o resgate de uma saudável qualidade de vida clínica, emocional e familiar, assim como o acompanhamento psicoterápico individual, de casal e familiar para adultos, adolescentes e crianças.

Diferentes enfoques têm orientado os mais variados modelos de tratamento do abuso de substâncias psicoativas e dos distúrbios emocionais, e são exemplos da diversidade de pressupostos acerca do indivíduo, da sociedade e do que se entende por doença e tratamento de diagnósticos nesta área.

Paralela a esta realidade, diferentes organismos internacionais de estudo e pesquisa acerca da questão, afirmam que se quisermos obter melhores resultados no campo do tratamento, devemos adotar estratégias de intervenção mista, entendendo o tratamento como um processo composto por fases distintas e dentro de uma abordagem interdisciplinar.

Nosso Programa Terapêutico, assim como a pertinência de nossa intervenção se fundamenta nas especificidades de cada caso, do quadro clinico, psíquico e emocional, respeitando o nível de adoecimento, o histórico pessoal, familiar, cultural, intelectivo e cognitivo de cada paciente e de seu contexto familiar.

Tendo em vista a complexidade de que se reveste o tratamento dos distúrbios emocionais e do abuso de substâncias psicoativas, nossas atividades se desenvolvem através de programas específicos, dentro de uma abordagem interdisciplinar, composta por profissionais das diversas áreas envolvidas com a questão (terapeutas especialistas em dependência química, psicólogos, neurologista, psiquiatras e profissionais especializados em atendimento de casal e familiar), possibilitando-nos, desta forma, compreender e intervir com abrangência e profundidade na diversidade de desafios que se colocam nesta área.

Temos um princípio fundamental em nossa equipe: "de que nenhuma metodologia, linha ou abordagem terapêutica é eficaz para todos os casos".