Acompanhamento Psicoterápico e Orientação Familiar

A CLÍNICA FIUZA é uma Instituição de Atendimento Ambulatorial com 30 anos de experiência em saúde mental e especialidades no tratamento das dependências químicas.

Nosso objetivo superior é promover o resgate de uma saudável qualidade de vida clínica, emocional e familiar; para pacientes e familiares, através de um acompanhamento interdisciplinar, composto por profissionais especializados das diferentes áreas que envolvem a questão.

O abuso de substâncias psicoativas e os distúrbios mentais são, de forma crescente, um sintoma da sociedade que reflete diretamente na dinâmica e na perda da qualidade de vida familiar, trazendo consigo sintomas emocionais e comportamentais para todos os familiares, em especial para aqueles que convivem com o paciente.

Em grande parte dos casos, o acompanhamento e a orientação familiar é tão importante e necessária quanto aos cuidados terapêuticos para o paciente.

Não há como estar emocionalmente imune em meio a um quadro de transtorno emocional ou dependência química no contexto familiar. 

As pessoas que convivem com um dependente químico estão emocionalmente fragilizadas, descompensadas, propensas a desconfortos emocionais de pânico, ansiedade, depressão, estresse e pela inevitável sensação de impotência. 

Os conflitos, a desarmonia e o comportamento instável e adoecido do paciente geram perdas na qualidade de vida familiar, sobretudo na comunicação, transformando o convívio familiar em um contexto regido por conflitos, incompreensão, culpabilização e vitimização constante e desgastante.

Nosso Programa de Acompanhamento e Orientação Familiar tem como objetivo maior a compreensão do adoecimento e consequentemente na mudança de posturas e reações frente a questão, que até então, além de não se constituir em uma ajuda efetiva, adoece aqueles que com o paciente convivem.

Acreditando na potencialidade da família no processo de tratamento, nossa Instituição desenvolve um Programa de Orientação e Acompanhamento Familiar, com o objetivo de romper o processo e a dinâmica disfuncional, que quase sempre, é mantenedora, do quadro do paciente e, por vezes, agravante.

O objetivo terapêutico primário é apoiar e orientar a família, através de acompanhamento profissional especializado.

Da compreensão ampla e profunda acerca do adoecimento, emerge uma nova percepção daquilo que está sendo repetitivamente dito e manifestado pelo paciente e, por consequência, uma postura e uma reação menos condenatória, mais firme, harmônica e alinhada por parte dos familiares.

Através desta postura alinhada, inicia-se o resgate funcional dos papéis de cada membro da família e, por consequência, um rompimento no padrão reacional repetitivo e tão previsto pelo paciente.

Cuidar primeiramente de si é uma atitude de “amor próprio”, além do que, só podemos ajudar efetivamente o outro se tivermos discernimento sobre qual a diferença entre o que ele demanda e o que realmente ele precisa para ficar melhor.

Estar bem e ter posturas e intervenções assertivas para com o paciente resultará certamente em maior efetividade e ganhos na busca de uma qualidade de vida familiar mais harmônica e saudável.

Quando a Motivação Familiar encontra especialização, competência e ética profissional o prognóstico será sempre o melhor possível.

Agende sua Avaliação

Nossa filosofia de trabalho está fundamentada em uma abordagem técnica, humanizada e sem quaisquer preconceitos de raça ou credo religioso. .

ENTRE EM CONTATO