Acompanhamento Psicoterápico e Orientação Familiar
Programa de Orientação e Acompanhamento para Familiares
A CLÍNICA FIUZA é uma Instituição de Atendimento Ambulatorial com 30 anos de experiência em saúde mental e especialidades no tratamento das dependências químicas e no apoio e orientação para familiares, com serviços de atendimento psicoterápico e psiquiátrico individual para adultos, jovens, adolescentes e crianças, terapia de família e terapia de casal.
A dependência química e os distúrbios mentais são, de forma crescente, um sintoma da sociedade atual, que traz consigo uma série de consequências nocivas, entre elas, a qualidade de vida emocional dos familiares e das pessoas que convivem com o paciente.
Em grande parte dos casos, o acompanhamento e a orientação familiar é tão importante e necessário quanto os cuidados terapêuticos para o paciente.
Não há como estar emocionalmente imune em meio a um quadro de transtorno emocional ou dependência química no contexto familiar.
As pessoas que convivem com um dependente químico estão, em sua maioria, emocionalmente fragilizadas, descompensadas, propensas a desconfortos emocionais de pânico, ansiedade, depressão, estresse e pela inevitável sensação de impotência.
Os conflitos, a desarmonia e o comportamento instável e adoecido do paciente geram perdas na qualidade de vida familiar, sobretudo na comunicação, transformando o convívio familiar em um contexto regido por conflitos, incompreensão, culpa e vitimização constante e desgastante.
Nosso Programa de Orientação para Familiares tem como objetivo maior a compreensão do adoecimento e consequentemente na mudança de posturas e reações frente a questão, que até então, além de não se constituir em uma ajuda efetiva, adoece aqueles que com o paciente convivem.
Acreditando na potencialidade da família no processo de tratamento, a Clínica Fiuza desenvolve um programa terapêutico especifico para cada caso, com o objetivo de romper o processo e a dinâmica disfuncional, que quase sempre, é mantenedora e agravante do quadro do paciente.
Nosso objetivo superior é promover o resgate de uma saudável qualidade de vida clínica, emocional e familiar; para pacientes e familiares, através de um acompanhamento interdisciplinar, composto por profissionais especializados das diferentes áreas que envolvem a questão.
Da compreensão ampla e profunda acerca do adoecimento, emerge uma nova percepção daquilo que está sendo repetitivamente dito e manifestado pelo paciente e, por consequência, uma postura e uma reação menos condenatória, mais firme, harmônica e alinhada por parte dos familiares.
Através de uma postura uniforme, inicia-se o resgate funcional dos papéis de cada membro da família e, por consequência, um rompimento no padrão reacional repetitivo e tão previsto pelo paciente.
Cuidar primeiramente de si é uma atitude de “amor próprio”, além do que, só podemos ajudar efetivamente o outro se tivermos discernimento sobre qual a diferença entre o que ele demanda e o que realmente ele precisa para ficar melhor.
Estar bem e ter posturas e intervenções assertivas para com o paciente resultará certamente em maior efetividade e ganhos na busca de uma qualidade de vida familiar mais harmônica e saudável.
Quando a Motivação Familiar encontra especialização, competência e ética profissional o prognóstico será sempre o melhor possível.
Jose Norberto Fiuza