Programa de Acompanhamento Pós Internação

Programa de Pós Internação

A fase mais crítica e delicada do tratamento da dependência química é a Pós Internação, na qual o paciente retoma contato com o meio social, onde a oferta da droga é cada vez maior, as companhias e os locais e situações que estão relacionados ao uso da substância.
O tratamento é um processo composto por fases distintas e dentro de uma abordagem multidisciplinar, que possam dar suporte e orientação na manutenção dos ganhos adquiridos na Internação.
A internação, em alguns casos, é uma fase importante, porém, não será determinante para a efetividade do tratamento, e a mesma não se aplica a todos os casos.
Além dos fatores externos o paciente terá que administrar os fatores internos (baixa tolerância a frustrações, padrões comportamentais repetitivos, episódios compulsivos, etc…) que se farão presentes na fase que sucede a internação e que poderão contribuir para o reexperimento que, na ausência de um acompanhamento especializado, poderá se converter em uma recaída.
Não existe tratamento efetivo sem o acompanhamento ambulatorial na fase de pós internação.
Esta fase tem como objetivos terapêuticos:
– Efetivação o novo projeto de vida,
– A rearmonização do contexto familiar,
– Resgate de papéis produtivos,
– Manutenção da abstinência e prevenção a recaída.
O elevado índice de tratamentos e casos de insucesso está diretamente relacionado primeiramente, à ausência de abordagens especializadas, associada a uma equivocada compreensão de que o tratamento se resume a primeira fase do processo terapêutico, ou seja, a internação.
O Tratamento Programa de Acompanhamento na Fase de Pós internação tem como objetivo superior consolidar a abstinência e/ou a administração dos episódios de reexperimentos, além de:
– Orientar e conceder ao paciente a capacidade de mudar padrões reacionais recorrentes, através de novas estratégias de enfrentamento de sua compulsão, através de um programa de prevenção;
– Mudanças de hábitos de horários, organização e contextos sociais, que estavam relacionados ao abuso de substâncias e a instituição de uma rotina saudável em seus dias;
– Resgate ou instituição de papéis produtivos nas dimensões intelectiva (acadêmica ou estudantil), profissional, instituição de atividade física;
– Orientar o paciente e seus familiares para uma compreensão acerca do abuso de substâncias, sob o ponto de vista cientifico e fundamentada em uma dimensão humana, não condenatória, que compreenda o vazio e o sofrimento que que se tornaram fatores mantenedores desta tão repetitiva e nociva opção de viver;
– Se estes objetivos terapêuticos forem alcançados, emergirá uma nova forma de conviver, ouvir e escutar um ao outro, tornando-se possível uma comunicação saudável e respeitosa e a consequente rearmonização familiar.
Com o objetivo de estarmos continuamente atualizados acerca da evolução de cada paciente, dos ganhos alcançados e das vulnerabilidades ainda existentes.
Nossa equipe técnica realiza, periodicamente, reuniões de avaliação do caso, cujas conclusões serão compartilhadas com familiares e com o paciente.
Em grande parte dos casos, torna-se impossível a obtenção de um bom prognóstico e efetividade no tratamento sem a fase de Pós Internação.

Agende sua Avaliação

A Avaliação Inicial é realizada por dois profissionais para que possamos aprofundar o diagnóstico e consequentemente indicar a melhor intervenção para cada caso.